-
Arquitetos: Wuyang Architecture
- Área: 17 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Qingshan WU
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária de Fengpu está localizada no lado oeste da Nova Cidade de Fengxian, um subúrbio de Xangai. Antigamente, o local fazia parte do distrito industrial, mas hoje foi transformado em uma nova área residencial. No terreno, há uma árvore de ginkgo centenária e um pequeno edifício de estilo pseudo-clássico construído na década de 1970. Paralelamente à escola, um novo muro com estilo pseudo-clássico os envolve, criando uma espécie de enclave dentro da escola.
O projeto da Escola Primária de Fengpu se baseia em duas questões principais. Primeiramente, como fazer arquitetura dentro de uma área urbana em renovação e, ao mesmo tempo, criar um ambiente adequado para o cotidiano escolar das crianças. Isso resultou em uma arquitetura complexa e cheia de contradições.
A construção possui uma superfície colorida, o que confere uma identidade nova à área em transformação. Por outro lado, os espaços internos são predominantemente em tons de cinza, proporcionando um ambiente tranquilo para o estudo. As características internas e externas do edifício são fortemente diferentes, mas conversam entre si.
A organização dos espaços reflete uma dualidade entre estudo e brincadeira, coletividade e individualidade, orientação e liberdade. As salas de aula estão divididas em dois pátios, criando um espaço coletivo, situados no lado leste, de frente para um riacho sereno. Já os espaços públicos, como biblioteca, ginásio e refeitório, ocupam o lado oeste, conectados ao playground.
Uma plataforma compartilhada, onde as crianças podem correr e brincar livremente, é formada pelos pátios no térreo e pelos terraços no primeiro pavimento. Com rampas e áreas abertas, esse espaço cria um ambiente atrativo e dinâmico após as aulas.
A antiga árvore de ginkgo e o pátio de estilo pseudo-clássico estão separados do campus. A arquitetura do edifício escolar não segue o mesmo estilo, mas coexiste de forma contemporânea. As superfícies planas coloridas tornam-se o muro de fundo do antigo vizinho, e um corredor suspenso, com assentos voltados para fora, é projetado como um local para apreciar a paisagem. O projeto arquitetônico da Escola Primária de Fengpu demonstra a reflexão do arquiteto sobre o ambiente escolar na China e reflete uma postura diante da complexidade do ambiente urbano em renovação nos subúrbios de Xangai.